CONSULTORIA EMPRESARIAL: SERÁ QUE MINHA EMPRESA PRECISA?
Atuo em Consultoria Empresarial a algum tempo e percebo o quanto os empresários ainda não identificaram a importância deste profissional na gestão empresarial das suas organizações. O artigo tem a intenção de sintetizar e proporcionar um entendimento sobre a Consultoria Empresarial, atuação e características. Espero contribuir no debate e valorização desta profissão, e que tenhamos cada vez mais um mercado ativo, profissionalizado e ético nesta área.
O conhecimento em função da velocidade das mudanças tende a se tornar obsoleto, incompleto e até mesmo em muitas ocasiões inadequado. Por esta razão, as empresas contratam profissionais, ou outras empresas para a execução de atividades estratégicas nas suas organizações, auxiliando seus colaboradores a entender melhor suas tarefas e manter ou aumentar seus resultados. Consultoria empresarial, de acordo com o Institute of Management Consultants é: O serviço prestado por uma pessoa ou grupo de pessoas, independentes e qualificadas para a identificação e investigação de problemas que digam respeito à política, organização, procedimentos e métodos, de forma a recomendarem a ação adequada e proporcionarem auxílio na implementação dessas recomendações.
Muitos empresários me perguntam, mas afinal quem precisa de consultores? Costumo responder: “Todas as empresas, de alguma forma, precisam de consultores, desde a pequena, até mesmo uma multinacional”. O principal motivo para contratar uma Consultoria Empresarial é:
- Necessidade de maior conhecimento, ou seja, a empresa muitas vezes nem sabe o que precisa, não possui conhecimento do que necessita e muitos casos têm o conhecimento, mas não a competência para usá-lo. Algumas empresas surgem de idéias empreendedoras e inovadoras, que podem passar por uma fase de crescimento muito rápido e desordenado, e o empresário muitas vezes fica “assustado” com o crescimento e não sabe o que fazer. Neste sentido, a Consultoria Empresarial pode ser uma alternativa chave para direcionar o empresário, estruturar o planejamento estratégico e crescimento da organização.
As Consultorias de credibilidade possuem algumas características essenciais como:
- comportamento, definido como exteriorização dos valores, das emoções e da aplicação do conhecimento, tornando necessário detalhar quais os comportamentos necessários a um Consultor Empresarial;
- habilidades que é o conhecimento específico aplicado, proporciona graduação de flexibilidade do consultor na proposta de otimização de resultados;
- conhecimentos comuns e específicos;
- qualificações, no qual são as áreas nas quais o consultor tem competência para atuar;
- Experiência, característica vital da realidade da Consultoria Empresarial, pois é o acúmulo de trabalhos realizados, que levaram o Consultor a consolidar tipos de magnitudes de conhecimento;
- a base educacional adquirida, formal e de extensão, e outras formas de acúmulo de conhecimento são o foco deste tópico, pois não basta citar somente o título alcançado, mas também o conhecimento adquirido.
Em síntese, os diferenciais de uma Consultoria Empresarial de qualidade são aquelas competências que possui valor especial para seus clientes, aquelas que são percebidas como singulares, superiores e únicas.
Amigo empresário reflita em relação a estas questões, porque tenho certeza que uma Consultoria Empresarial pode ajudá-lo a crescer sustentavelmente, ou pelo menos “direcionar” o caminho.
Fraterno abraço,
Caio Santangelo
Vend-s Inteligência de Vendas e Marketing
santangelo@vend-s.com.br
www.vend-s.com.br
Sensaaacional
ResponderExcluir